Obrigações do franqueado e franqueador

Obtenha Sucesso Com Franquia

Adquirir o próprio negócio é uma forma de obter independência e ficar livre de patrão. Para abrir uma empresa existem muitos sistemas, um deles é a franquia. Ela tem mais vantagem e chances de ser um sucesso, especialmente devido a ter seu modelo já estudado e testado pelo franqueado e que deu resultados incríveis. Confira o que é uma franquia e as obrigações do franqueado e franqueador.

Obrigações com uma Franquia

A franquia é uma licença dada ao franqueado, ele vai fazer um pagamento ao franqueador para poder ter direito de acessar as estratégias administrativas da empresa, além do uso do nome da marca que já está fortalecida no mercado. Ter uma franquia é gerir um negócio de sucesso e com uma rentabilidade positiva, pois seus lucros são mais rápidos.

obrigacoesMas, para usar o nome da empresa, o franqueado está submetido a obrigações. Neste caso, ele deverá estimular a venda de produtos e serviços do sistema de franquia; cumprir os princípios estabelecidos no manual de franquia, da forma estipulada pelo franqueador; operar o negócio, de acordo com as recomendações do franqueador; entregar relatórios de forma transparente sobre o negócio; não mudar a infraestrutura da empresa e pagar as taxas de publicidades, inscrição, taxas da franquia, dentre outras.

Em relação ao franqueador, este deve mostrar os balanços financeiros da empresa nos últimos anos; deixar transparente o histórico do negócio; mostrar a estrutura societária e todas as franqueadoras que estejam usando a marca do franqueador; relatar todas as pendências judiciais que envolvam o franqueador; definir o ramo e suas atividades e detalhar o perfil do fraqueado pretendido pela marca.

O benefício do sistema Franquia

A franquia tem menor risco de quebrar no mercado. É um negócio que tem um lucro mais rápido, geralmente o retorno do investimento demora até três anos, para muitos pode ser visto como um longo período, mas em comparação com as microempresas, estas tem média maior que cinco anos.

As franquias têm menos números de empresas que declaram falência, a quantia chega em torno de 10 %. No entanto, as microempresas chegam a falir com menos de dois anos, sendo cerca de 70 % que fecham as portas.

Uma vantagem da franquia é que ao obtê-la o franqueado terá mais facilidade de conseguir créditos para investir no negócio.

Os custos dos produtos também são bem menores, por exemplo, se o franqueado vende cachorro quente, é possível negociar o valor do pão e da salsicha já que o franqueador tem muitas quantidades por mês para abastecer os franqueados.

Para finalizar, as obrigações do franqueado e franqueador são essenciais. Mas, um detalhe importante é que ao adquirir uma franquia, o franqueado não precisará iniciar o negócio do zero, seja na relação clientes e marca. Isso tudo pelo fato da empresa já ser conhecida no mercado e, assim, o cliente já tem mais confiança no produto.

Leave a Reply