Franquias no Brasil são um bom negócio?

A quantidade de franquias tem aumentado de forma incrível no país. Neste modelo, o franqueador, autoriza ao franqueado o direito de trabalhar com a mesma atividade comercial. O franqueado usa a marca, geralmente, de empresas consolidadas no mercado.

Vale salientar, que a franquia licencia a distribuição e venda de seus produtos, assim como, a tecnologia para o uso dos negócios.  O franqueador poderá exigir exclusividade na comercialização dos produtos e quanto a forma que a publicidade será vinculada. Assim as propagandas serão divulgadas pelo franqueador.

Pode também colocar os valores dos produtos e o estilo de funcionamento da empresa. Então, confira franquias no Brasil são um bom negócio?

Franquia no Brasil

franquias-no-brasilO modelo de franquia no Brasil começou suas atividades em 1960, no qual algumas instituições expandiram seus negócios para outras localidades. Essas instituições focalizaram uma grande chance de se fortalecer no mercado.

Mas, as franquias brasileiras, com o passar dos anos foram implantadas à outras categorias como as redes de roupas, restaurantes, academia, dentre outros. Isso tornou a franquia uma modalidade mais popular.

Essas franquias no Brasil se desenvolveram de uma forma onde proporcionaram que muitas pessoas realizassem o sonho de adquirir o próprio negócio. Segundo o SEBRAE apenas 10 % das franqueadas decretam falência nos primeiros três anos de atividades. Em relação às microempresas o número chega a cerca de 70%.

Existem franquias para variados ramos.  A pessoa interessada na franquia deve investir uma determinada quantia pelo franqueador, sendo de R$ 1 mil até milhões. Deve também fazer uma analise da localidade, do público alvo e do poder aquisitivo das pessoas, para que a empresa torne viável.

Uma franquia pode ser sucesso numa certa localidade, mas é preciso entender o negócio, e buscar dados quanto os perigos administrativos, os custos, o quanto investir a credibilidade da marca e se a ela é rentável.

As principais recomendações do sucesso são dedicação e transparência na gerência. Os ganhos vão aparecer em cerca de um ano de funcionamento, pois nesse tempo o franqueado já arcou com boa parte do investido.

A franquia é um bom negócio, se o franqueado e franqueador, seguirem corretamente as regras, sabendo quais são os direitos e obrigações de cada um.

Muitos franqueados acham que por a franquia ser um modelo pronto de gestão, não necessita de muita administração e facilmente pode ser conduzido. No entanto, os franqueados de sucesso mostraram que mesmo sendo um negócio consolidado, deve ser cuidado de forma certa e atenciosa.

Leave a Reply